terça-feira, 18 de maio de 2010

O que são BJDs?



































































Ball-jointed doll






Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Super doll.ABJDs (Asian Ball Jointed Dolls) ou BJDs (Ball Jointed Dolls) são bonecos feitos de resina, com articulações esféricas presas com elásticos, por isso é possível colocá-los em várias poses. São bastante customizáveis, visto que se podem trocar as roupas, perucas (cabelos), olhos, sapatos e inclusive mãos e pés. Seus olhos podem ser de vidro, acrílico ou silicone e variam em tamanho de 6 mm a 22 mm de diâmetro (os mais usados são de 14 mm a 18 mm). Os cabelos podem ser de fibra sintética (fiber) ou de pelúcia sintética (fur, também conhecido por “mohair”). Pelo fato de haver dolls de sexos masculino e feminino, é mais correto se dizer “os dolls” ou “os [A]BJDs”, exceto se estiver se referindo a uma doll feminina. Os dolls podem ter diferentes tons de pele, podendo ser desde normais (normal), brancos (white) ou morenos (tanned) até cores como roxo, azul, verde ou cinza, em edições especiais de certas lojas.

Qual o tamanho de um BJD?
Os tamanhos variam muito, dependendo da loja, podendo ter entre 10 cm a 80 cm, sendo os mais vendidos os de 45 cm (MSD) e 60 cm (SD). Os dolls menores tendem a ser ter rostos mais infantis, enquanto os maiores tendem a ter rostos mais adultos. Dolls de 45 cm são normalmente crianças, apesar de algumas lojas terem corpos mais maduros, como o caso de dolls de escala 1/4. Os menores de 45 cm tendem a serem bebês. Dolls de 60 cm em diante podem ser adolescentes ou adultos, dependendo das feições e/ou da imaginação de seu dono.

BJD x Dollfie (Doll Figure)
Muitas vezes, os BJDs são chamados de “Dollfies”, numa denominação errada. Dollfies são EXCLUSIVAMENTE dolls da loja japonesa Volks, são de plástico ou vinil e tem por volta de 30 cm. Os BJDs da Volks são os Super Dollfies (58 cm), Super Dollfie 13(60 cm), Mini Super Dollfie (45 cm) e todos os outros dolls da linha dos Super Dollfie.

Como comprar um BJD?
Para se comprar um doll, é importantíssimo ter alguma noção de inglês, pois as lojas são internacionais(normalmente da Coréia do Sul, China e Japão). Leia atentamente o está escrito no site para saber o que vem[e o que não] com o doll. Normalmente eles vem nus, sem peruca(cabelo) e sem maquiagem(pintura no rosto, corpo e cílios, que são colados como cílios postiços e podem ser retirados depois). Você pode optar por roupas, perucas e se virá, ou não, com maquiagem. Também você pode optar por fazê-los, usando materiais que os sites dispobinibilizam para customização.

Os Preços
Os preços variam de acordo com a loja, tamanho do modelo, se é limitado, ou não, e do que vem com ele. Podem ter preços menores se forem de 'segunda mão', e podem também ser encontrados em sites como Ebay e Mercado Livre.

Regras de Etiqueta: Como Tratar de Dolls de Outras Pessoas
1 – Antes de manusear o doll, perguntar ao dono se o pode fazer.
2 – Se o dono autorizar, por favor, não o pegue como se fosse um saco de batata.
3 – Nunca, mas nunca mesmo encoste no rosto, pois a gordura natural expelida pelo corpo humana mancha a resina e pode estragar a maquiagem.
4 – Não cutuquem os olhos. Isso pode afundá-los para dentro da cabeça e estragar os cílios.
5 – Nunca, jamais tire fotos que não condizem com a personalidade que o dono estipulou para o doll.
6 – (Essa é para quem já possui dolls também) Se souber que a personalidade de doll não combina com outro determinado doll, não tire fotos deles juntos simulando uma aproximação. Respeite a criação artística de cada um.
7 – Nunca, jamais fique no pé de um dono pedindo dicas de como fazer ou criar um personagem, pois cada um tem seu jeito de fazer as coisas e se ele tiver idéia, ele não vai dá-las a outrem, vai usá-las para si.
8 – Nunca, jamais, em hipótese alguma coloque qualquer objeto no doll de outra pessoa, desde roupas, bijuterias a até mesmo alicate de bijuteria sem a autorização prévia do dono. Pois pode estragar o doll, terá que pagar pelo prejuízo e, dependendo do estrago, pode ter que pagar por um doll inteiro. Imagina se for um modelo limitado!!
9 – JAMAIS USE FOTOS DE DOLLS DE OUTRA PESSOA SEM PERMISSÃO!!!
10 – Nunca se mexa de forma brusca perto dos dolls. Forma brusca que aqui quer dizer: apenas preste atenção no que está fazendo quando estiver perto dos dolls. Especialmente se estes estiverem em cima de uma mesa, por exemplo"efeito dominó".
11 – Não compare o doll/personagem com outro personagem já existente. O dono pode se ofender mesmo que a intenção de quem comparou não tenha sido uma acusação de plágio. Cada doll é único e acho que muitos sentem como se fosse uma comparação do tipo: 'O filho da vizinha é igual o seu'. Pra mãe nunca terá um filho como o dela.
12 – Cuidado para não copiar características físicas e psicológicas dos dolls de outras pessoas. Assim como no caso da mãe, eu não ia gostar que alguém clonasse meu filho e adotasse o clone dele.
13 - Quando for posar um doll (seu ou de outro dono) preste muita atenção se ele está firme na posição que você deseja e se ao redor dele não tem nada que possa danificá-lo. (Aliás, as roupas, cabelos e sapatos são caríssimos também, e igualmente delicados, seria ÓTIMO tomar cuidado com eles também).
14 – Quando se adota um doll de outro dono e se muda seu nome, se torna extremamente rude chamar o doll do dono atual pelo nome do personagem do antigo dono. Evitar tal gafe seria uma forma de respeitar a criação de outrem.
15 - Se estiver mexendo em um BJD que não é seu e não conseguir colocá-lo em alguma posição desejada, peça ajuda ao dono. Ele conhece melhor o BJD que possui, então conhece suas peculiaridades!
16 – Tome muito cuidado com as mãos dos dolls porque os dedos deles são finos e frágeis (principalmente os que têm dedos separados) e dependendo do impacto podem quebrar!!!
17 - Nunca, em hipótese alguma, segure/suspenda um doll pela cabeça ou pescoço. Procurem segurar pelo tronco, ou de uma forma em que eles fiquem bem acomodados no seu colo.
18 - Se quiser realmente por uma curiosidade ver as parte íntimas de um doll, não saia arrancando as roupas dele. Peça ao dono que lhe mostre (aqui a decisão de mostrar ou não, vai de cada dono).
19 - NUNCA LEVE UM DOLL PARA LONGE DE SEU DONO!!!
20 - Se o dono não tirou um doll da bolsa, não fique insistindo que ele tire o mesmo. O dono obviamente terá algum motivo para não querer tirá-lo da bolsa de imediato.
21 – Não pegue dolls nas bolsas dos outros sem a permissão do devido dono.

Siglas e Termos Relacionados
ABJD - sigla para Asian Ball Jointed Doll (Bonecos asiáticos de junta esférica)
Auction - Leilão
BJD - sigla para Ball Jointed Doll (Bonecos de junta esférica)
Bid - "oferta". A oferta dada em um leilão.
BIN - sigla para "buy it now" ou "compre agora". Essa sigla muitas vezes aparece em um leilão e significa que é o preço pra se comprar sem dar uma oferta. Geralmente é mais alto do que o valor do leilão em si. Um leilão que comece com um valor de US$500,00 pode ter um BIN de US$700,00, por exemplo.
Blushing - sombreamento feito no corpo do doll com pastel seco ou aerógrafo. Serve para ressaltar as formas do modelo (músculos e detalhes) e deixa o doll com um "ar" mais natural.
BUMP - usado pra tópicos de fórum, significa "Bring Up My Post" ou seja, trazer de volta seu post pra lista de atualizados, assim ele não some e as pessoas o vêem facilmente (dependendo do tamanho do fórum não é necessário usar este recurso). Quando o fórum é pequeno os posts não "desaparecem" das primeiras páginas tão rapidamente. Mas é muito útil no sub-fórum de Mercado, por exemplo, para avisar que se atualizou as informações sobre a venda
BW - Beauty White é semelhante ao termo White Skin, mas é usado por algumas lojas como a Luts.
CoA - Certificate of Autencity, o certificado de autenticidade que vem junto com os dolls.
Coating - Camada de MSC ou verniz que se passa no doll para proteger a Make ou para proteger a resina de amarelamento (em alguns casos).
CP - sigla para Cerberus Project. Grupo de escultores que faziam parte da Luts e agora estão na FairyLand.
Crazy Legs - Termo usado pra quando o doll tem pernas incontroláveis, que ficam dobrando sozinhas e dando chutes. Isso geralmente acontece quando o elástico está apertado.
Delf - dolls de 60 cm, em média, da loja Luts
DOD - sigla para Dream of Doll (loja de BJD).
DOC - sigla para Dream of Child. São os dolls de 45 cm da loja Dream of Doll.
DOI - sigla para Dream od Idol. São os dolls de 70 cm da loja Dream of Doll.
Dolpa - Abreviação de "Dolls Party", uma Convenção de Dolls organizada pela Volks.
DOT - sigla para Dream of Teenager. São os dolls de 60 cm da loja Dream of Doll.
DS - sigla para Dollshe (marca de BJD).
EMS - Express Mail Service, Global Express, um serviço oferecido pelos correios do mundo todo, geralmente a forma de envio usada pelas lojas de dolls. Leva em torno de 3~5 dias para chegar.
F01 ~ F21 - Cabeças de dolls da Volks disponíveis no Full Choice System (FSC).
FA - Sigla para "for auction" ou "em leilão".
Faceplate - Em alguns tipos de doll o rosto pode ser removido sem necessidade de tirar a cabeça toda. Nesse caso o rosto é uma peça separada e às vezes o mesmo doll pode ter expressões diferentes em cada faceplate como no caso da Unoa, PukiPuki, Linwha etc.
Face up - é a mesma coisa que Make up, e se refere à pintura do rosto do doll.
FCS - O Full Choice System, oferecido pela Volks, um serviço em que você pode escolher todas as partes do doll e montá-lo ao seu gosto (de acordo com as opções disponíveis).
Feeler - o significado em português seria algo como "pensando em...". Geralmente está acompanhado de "comprar", "vender", "trocar" etc. Por exemplo: "Feeler - Vendo doll", ou seja, a pessoa está pensando em vender o doll, às vezes procurando saber se há interesse de algum comprador para aquele determinado item.
FS - Sigla para "for sale" ou "à venda".
FS - Full Set. Quando o doll vem exatamente como a foto mostra. (Roupas, Wig, Make Up, etc...)
Headcap - a parte de cima da cabeça do doll. Geralmente ela está segura por imãs ou pelo elástico (e gancho - S hook) que passa pelo corpo do doll. Varia conforme a marca do modelo.
Layaway - palavra em inglês para pagamento parcelado. Muitas lojas aceitam parcelar a compra em até duas vezes. Mas esse termo é mais usado por pessoas que revendem seus dolls e aceitam parcelar a venda.
LE (número) - Sigla para Limited Edition, termo usado para dolls limitados a certo número, a quantidade de dolls que serão feitos daquele modelo aparece logo depois da sigla, por exemplo: LE50 significa que o modelo é limitado a 50 no mundo.
LSG - Light Slate Gray, uma cor de pele oferecida pela Bambicrony.
Make up - Pintura no rosto do doll, que define suas expressões.
MIB: Mint in Box- significa que o item oferecido está novo/semi-novo e na caixa.
MiniMee - serviço oferecido pela Doll in Mind (DIM). Consiste em esculpir uma cabeça para o cliente a partir de uma foto ou desenho enviado pelo mesmo.
MNF - MiniFée, uma coleção de dolls em escala 1/4 comercializados pela FairyLand
Mod - Termo usado para Modificação, quando a pessoa adiciona ou tira alguma característica do molde original do doll, como abrir olhos, adicionar orelhinhas de elfo, etc...
MSC - Mr. Super Clear, a marca de verniz mais indicada para utilizar em dolls. Existem vários tipos: MSC Flat (Fosco), MSC Semi-Gloss (semi-brilhante), MSC Gloss (brilhante), além das versões UV Cut dos produtos, que contém filtro solar na fórmula e ajuda a bloquear os raios UV.
MSD - sigla para Mini Super Dollfie. Os MSD são dolls de 45 cm em média produzidos pela Volks. Grande maioria das lojas (pessoas do hobby) usa essa sigla para denominar os tamanhos de roupas, sapatos e acessórios específicos para essa categoria de dolls.
NIB - New in Box, o item oferecido está novo e na caixa.
NRFB - Never Removed from Box, o item oferecido nunca foi tirado da caixa original.
NS - Normal Skin, usado para dolls de coloração de pele normal
NTB - Need to Buy, quando a pessoa precisa comprar determinado item.
OBO - Or Best Offer, quando a pessoa está vendendo o item pelo preço desejado, ou pela melhor oferta que receber.
OldSkin - Refere-se à cor de pele que a loja VOLKS usava em seus dolls mais antigos.
One-off - outra forma de se referir a dolls One of a Kind.
OOAK - Sigla para One of a Kind, significa que aquele modelo de doll está limitado a apenas um no mundo.
OOP - Out of Production, quando um produto não é mais fabricado.
OT - Offtopic, usado para fórums para indicar que o que foi dito está fora do assunto original do tópico.
Parting Line - o mesmo que seam line. São linhas ao longo de todo o doll onde o molde se junta na hora de fazer o cast do doll. Quando retirado desse molde ele fica com excessos de resina em toda a lateral do corpo, pernas, braços, mãos e cabeça (atrás das orelhas). Uma lixa de água úmida e de gramatura 400 passada bem de leve ajuda a tirar essas linhas.
PF - Pocket Fairy, uma linha de dolls feita pela Blue Fairy
PM - Private Message, também conhecido como MP, que seria Mensagem Privada, utilizado em fórums.
PureSkin - Refere-se à cor de pele que a VOLKS usa atualmente.
Restringing - Usado pra quando se desmonta o doll para apertar ou trocar o elástico que une as juntas.
S Hook - gancho em forma de "S" que muitas vezes é usado pra prender o elástico ao headcap do doll. Alguns desses ganchos também podem ser usados nas mãos e nos pés para segurar o elástico nessas partes.
Sanding - termo em inglês para "lixar". Usualmente se lixam as seam lines ou parting lines de um doll pra que a resina fique por igual e lisa.
School Head A/B/C - Cabeças de dolls da VOLKS que podem ser obtidas através do curso de make oferecido pela loja.
SD - sigla para Super Dollfie. Os SDs são doll de 60 cm em média produzidos pela Volks. Grande maioria das lojas (pessoas do hobby) usa essa sigla para denominar os tamanhos de roupas, sapatos e acessórios específicos para essa categoria de dolls.
SD10 - Super Dollfie 10, uma linha de modelos da VOLKS
SD13 - Super Dollfie 13, uma linha de modelos da VOLKS com um corpo um pouco mais maduro que o SD10
SD16 - Super Dollfie 16, linha de modelos da VOLKS com o corpo mais maduro, como jovens adultos.
SD17 - Super Dollfie 17, linha de modelos da VOLKS com o corpo mais alongado e maduro que os de SD16.
SDC - Super Dollfie Cute, uma linha de modelos da VOLKS um pouco menores e mais delicados do que os MSD. Estão para os MSD como os MiniFée da Fairyland estão para os KidDelf da Luts
Seam Line - o mesmo que parting line. São linhas ao longo de todo o doll onde o molde se junta na hora de fazer o cast do doll. Quando retirado desse molde ele fica com excessos de resina em toda a lateral do corpo, pernas, braços, mãos e cabeça (atrás das orelhas). Uma lixa de água úmida e de gramatura 400 passada bem de leve ajuda a tirar essas linhas.

Sueding - técnica que consiste em colar pequenos pedaços de suede (um tipo de camurça sintética e bem fininho, apesar de existir em diversas gramaturas) por dentro do doll em suas juntas. Isso faz com que o doll consiga segurar poses por muito mais tempo além de fazer poses que antes não conseguia. Aqui no Brasil esse tecido também é conhecido por Chamoir (lê-se chamoá).
Tan Skin - Termo usado para dolls de pele morena
TL DR: Too Long: Didn't Read - Usado para fórums para especificar algo que você não leu porque o texto era longo demais.
Tiny - Usado para classificar os dolls pequenininhos, de escala 1/6, que medem de 22cm para baixo.
UFK - Unfinished Kit - Kit Inacabado. Algumas lojas vendem kits com o doll desmontado e sem make, para você fazer o trabalho em casa.
WIP - Sigla para "work in progress" ou "trabalho em desenvolvimento". Geralmente usado para designar Algo que ainda está sendo feito (como roupas, dolls etc).
WS - White Skin, usado para dolls de coloração de pele branca (bem clara)
WTB - Sigla para "want to buy" ou "quero comprar".
WTC - Sigla para "want to commission" ou "quero pedir pra fazer". Geralmente pessoas procurando serviços customizados como procurar uma pessoa que faça um tipo de roupa específica etc. Algo sob encomenda.
WTS - Sigla para "want to split" ou "quero dividir". Quando alguém quer dividir uma compra específica em uma loja como comprar uma determinada cabeça, mas que alguém compre o corpo pra poder pedir o doll inteiro.
WTT - Sigla para "want to trade" ou “quero trocar”.
YoSD, Yo's, Yo-Tenshi - Uma linha de dolls 30cm da VOLKS.
Zoukeimura - Também conhecidos como Zouk's, são olhos de vidro muito bons feitos pela VOLKS e disponíveis apenas no Full Choice System.
OBSERVAÇÃO: Se você quer ver em tamanho maior,basta clicar na imagem para ampliar.
E se você gostou e quer comprar um boneco pra montar do seu jeito ,procure no mercado livre,ebay,ou www.iplehouse.net
Mas tem que saber bem inglês pra não comprar uma coisa que você não saiba o que é!
=)