terça-feira, 18 de maio de 2010

Aula de Japonês Grátis - Parte 7


itsu? (em português: quando?)

Nessa aula aprenderemos a dizer quando algo ocorreu. Para isso, precisamos aprender algumas palavras que indicam o tempo dos acontecimentos.

kyou: hoje
ashita: amanhã
assatte*: depois de amanhã
kinou: ontem
ototoi: anteontem
itsu desu ka?: quando?
* no japonês romanizado utilizamos duas consoantes para indicar onde se deve dar uma pausa na hora da pronúncia


--------------------------------------------------------------------------------
- desu: sufixo flexível utilizado para indicar o tempo da frase,usado para flexionar substantivos e adjetivos

Flexão de desu:

desu: presente afirmativo
dewa arimasen: presente negativo
deshita: passado afirmativo
dewa arimasen deshita
- Estrutura de Frases:

As frases em japonês seguem basicamente a seguinte forma :

sujeito + part. que indica o suj. + objeto + part. que indica objeto + verbo

Atenção: desu apesar de ter o sentido semelhante aos verbos ser e estar do português, em japonês não é considerado verbo.


--------------------------------------------------------------------------------
– ka: partícula que indica interrogação

Para colocar uma frase em japonês da forma afirmativa para a interrogativa basta acrescentar a partícula ka no final da frase. Por exemplo:

itsu desu ka?: quando?

Se formos perguntarmos de algo que já passou, devemos utilizar o desu na sua forma do passado afirmativo. Para fazer esta interrogação acima utilizamos

itsu DESHITA ka? : quando foi?

Exemplos

itsu desu ka? (quando?)

kyou desu: hoje
ashita desu: amanhã
asatte desu: depois de amanhã
itsu deshita ka? (quando foi?)

kinou deshita: (foi ontem)
ototoi deshita: (foi anteontem)
Para treinarmos um pouco mais a flexão de desu, vamos aprender o seguinte vocabulário:

watashi: eu
anata: você
gakusei: estudante
sensei: professor

--------------------------------------------------------------------------------
- wa: partícula que indica o sujeito da frase, sempre depois do sujeito devemos colocar a particula wa

Exemplos

watashi wa gakusei desu: eu sou estudante
watashi wa sensei desu: eu sou professor

--------------------------------------------------------------------------------

Praticando

Utilizando as frases acima,vamos treinar a flexão de desu e flexionar as frases nos 4 tempos:

presente afirmativo – sou;
presente negativo – não sou;
passado afirmativo – fui,era;
passado negativo – não fui, não era.
watashi wa gakusei desu: eu sou estudante
watashi wa gakusei dewa arimasen: eu não sou estudante
watashi wa gakusei deshita: eu era estudante
watashi wa gakusei dewa arimasen deshita: eu não era estudante
watashi wa sensei desu: eu sou professor
watashi wa sensei dewa arimasen: eu não sou professor
watashi wa sensei deshita: eu fui professor
watashi wa sensei dewa arimassen deshita: eu não fui professor, eu não era professor.


Agradecimentos especiais ao professor Eduardo Hirata, que criou a aula e disponibilizou o conteúdo.

fonte:japones.net