Você sabia que domingo, dia 1º de novembro, é Dia do Sushi no Brasil e no Japão? Leve, saudável e atraente. Assim é um dos pratos preferidos da comida oriental no País. O sushi virou febre e hoje pode ser encontrado não apenas nos restaurantes asiáticos.
O arroz usado é do tipo sasanishiki, numa dica da Tio João. O diferencial deste arroz está no frescor, no sabor delicado e neutro, na textura úmida e nos grãos unidos e macios, que podem ser modelados durante o preparo. Produzido no Brasil, o cereal para sushi deriva de sementes originadas no exterior.
PASSO-A-PASSO
1 - Aprenda a preparar o arroz de sushi (para 4 pessoas)
Coloque 2 xícaras (chá) de arroz para sushi em uma tigela e lave-o com delicadeza, sem utilizar água corrente. Troque a água várias vezes, até que saia limpa.
Transfira os grãos para uma panela, acrescente 3 xícaras (chá) de água e deixe de molho por 15 minutos ou até que fiquem bem opacos. Leve ao fogo forte, com a panela tampada, até iniciar a fervura. Reduza a chama e cozinhe por cerca de 10 minutos, sem destampar a panela.
Apague o fogo e deixe o arroz descansar por mais 10 minutos. Para servir à moda oriental, coloque pequenas porções de shiro gohan (arroz branco típico) em tigelinhas individuais, substituindo os garfos por hashis (pauzinhos de madeira).
2 - Arroz avinagrado é a base do sushi
Prepare uma calda misturando 8 colheres (sopa) de vinagre, 4 colheres (chá) de saquê (a bebida nacional japonesa), 4 colheres (chá) de sal e 7 colheres (sopa) rasas de açúcar.
Leve ao fogo e mexa até que o açúcar dissolva completamente. Coloque o arroz já cozido em uma tigela grande, que ofereça espaço suficiente para movimentar os grãos. Em seguida, despeje a calda, como se estivesse "regando" os grãos.
Misture e abane o arroz constantemente, para que a calda vá se integrando a ele na medida em que esfria. Você também pode utilizar um pequeno ventilador sobre a bancada de trabalho para acelerar e facilitar a operação.
Ao término do processo, os grãos devem estar bem aderidos uns aos outros, prontos para serem modelados.
3 - Prepare os sushis
Separe 5 folhas de nori (folhas de algas), colocando cada uma delas sobre uma esteira de bambu própria para o preparo de sushis.
Em seguida, espalhe 1 xícara (chá) de arroz avinagrado, pressionando os grãos com as mãos até obter uma camada uniforme de arroz. Deixe uma pequena folga nas laterais e um espaço maior nas bordas superior e inferior, para facilitar na hora de enrolar os sushis.
Evite que os grãos grudem em suas mãos molhando-as em água fria durante essa fase.
Coloque o recheio do sushi em uma das extremidades. Foram usadas tiras de cenoura crua, pepino em conserva e palitos de maçã, que podem ser substituídos por salmão, atum, kani, manga ou abacaxi.
Para dar um toque a mais de sabor aos sushis, polvilhe sobre o recheio sementes de gergelim tostado ou pequenas porções de wasabi (raiz-forte).
Enrole firmemente com uma esteira, apertando bem as extremidades para que os sushis fiquem bem modelados.
Com uma faca grande e afiada, corte cada rolinho em cerca de cinco partes iguais, obtendo assim os sushis.
Sirva em seguida, acompanhado de lâminas de gengibre agridoce, raiz-forte (pasta verde picante, conhecida como wasabi) e shoyu (molho de soja).
Dica
Ao cortar os sushis, passe a lâmina da faca em uma metade de limão, evitando assim que oxidem (escureçam) rapidamente .