terça-feira, 11 de agosto de 2009

Azumanga Daioh (あずまんが大王) .


Azumanga Daioh (あずまんが大王, Azumanga Daioh?) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Kiyohiko Azuma em 1999. Foi adaptada em um anime, Azumanga Daioh: the Animation exibido em 2002 no Japão.
Publicada originalmente na revista
Dengeki Daioh, Azumanga Daioh era desenhado como uma série de tiras cômicas de quatro quadros chamado yonkoma (similar às tiras de jornais ocidentais).
O anime, foi ao ar de
8 de Abril de 2002 até 30 de Setembro de 2002. Foi produzido pelo J.C.Staff, e exibido pela TV Tokyo, TV Aichi, TV Osaka e AT-X, em segmentos de cinco minutos em cada dia da semana, e uma compilação de 25 minutos por semana, totalizando em 130 episódios de 5 minutos, que podem ser vistos alternativamente como 26 episódios de 25 minutos.
Há também dois outros episódios: The Very Short Azumanga Daioh Movie - um
trailer de seis minutos exibido nos cinemas em 2000 como uma prévia da série Azumanga Web Daioh, um piloto de quatro minutos que apareceu por um tempo limitado no site oficial japonês de Azumanga Daioh. Azumanga Web Daioh foi planejada como uma versão do mangá lançado apenas para internet. Porém, o sucesso da série fez com que os produtores abandonassem a ideia da série para web, a favor de uma série televisa. Como um piloto, apresenta um elenco de dublagem, trilhas sonoras e animação diferentes da série televisa.
Após o término da série de anime, surgiu um falso boato de que
TBS patrocinada pela Suntory, estava produzindo uma série live-action, intitulada Azudorama Da Yo! ou Azumanga Daioh: The Drama.

O título da série não possui significância na história. Azumanga é uma junção de "Azuma" (nome do criador da série) com mangá, enquanto "Daioh" vem do nome da revista originalmente publicada, Dengeki Daioh. Daioh é mencionado no fim dos episódios, durante as prévias do próximo episódio, com significado para "Rei" ou "grande rei".
O nome "Azumanga" é um termo usado pelo autor para descrever todas as suas obras.


A série atingiu o estatuto de clássico de culto pois Azumanga Daioh é distintamente diferente. Não existe romance para prolongar a série. As únicas metas da série podem ser consideradas ser as mesmas metas de estudantes colegiais de todo lugar: conseguir notas passáveis, fazer amigos e aturar os ditos amigos. Nada de super-poderes, instrumentos ou bugigangas, nem de salvar o mundo de perigos diariamente, apenas a simplicidade da vida cotidiana.