sexta-feira, 10 de outubro de 2008

MARIA-SAMA GA MITERU


A história se passa na escola católica Lillian, somente para meninas. O foco é voltado para os personagens e as suas respectivas interações. Um aspecto interessante é o uso da língua francesa (de fato, o subtítulo é La Vierge Marie vous regarde, A virgem Maria vos guarde, em francês), muito embora não seja necessário fluência nessa língua para entender a trama.

A escola, a qual foi fundada em 1902 em Musashino, Tóquio é tida como elegante, pura e bastante prestigiada. As estudantes são bastante respeitáveis e comportadas. Na escola há uma tradição conhecida como Sistema Soeur (Soeur em francês significa Irmã), na qual uma aluna do segundo ou terceiro ano, a Grande Soeur'('Irmã Maior) dará seu rosário a uma estudante primária, a Petite Soeur (Irmã Menor), prometendo cuidar e guiá-la. No começo da história, a novata Yumi Fukuzawa é inesperadamente abordada com o pedido de ser petite soeur da secundarista Sachiko Ogasawara.

A história tem fortes elementos de romance entre meninas, alguns pontos reforçam esse contexto: o uso dos lírios, o nome das estudantes e também o da escola (veja etimologia Yuri para mais detalhes). Embora apenas uma relação entre as garotas seja mostrada explicitamente (em flashback), é evidente que muitas das Soeurs possuem relacionamentos que ultrapassam a amizade mas que ainda distanciam-se da insinuação de romance. Isto porém, não impede que o fãs e criadores de dōjinshi elaborem suas próprias versões destes potenciais romances.

O projeto de arte é constante mas de qualidade questionável. A paleta de cores é composta por poucas cores sendo estas majoritariamente de tons discretos, normalmente usando cores do outono e inverno ( tais como a cor amarela do ginkgo no outono e neve caída no chão). Isso representa um grande constraste em relação a outros animes, tais como o vívido Revolutionary Girl Utena, outro anime com o qual Marimite é frequentemente comparado devido aos relacionamentos similares decorridos em escolas.