quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

ESTILOSOS-(não é anime)

Shazna
Visual Kei
Kei Aile
Kei Antique Cafe
Kei Eldorado
Kei Glay
Malice Mizer
Kei Lolita
Kei Psico
A música Visual Rock é quase impossível de classificar, já que cada banda possui seu estilo particular e misturam elementos de todos os lados, tanto de música clássica como do gótico. Todos têm seu próprio mix de estilos musicais. Como a imagem que apresentam, sua música também está em constante mudança – num álbum podem gravar em estilo heavy metal, para no trabalho seguinte apresentar misturas de pop com techno.

A maioria das bandas pertence a selos independentes (bandas indies). Uma vez alcançado certo status, mudam para um estilo mais parecido com uma banda ocidental. Em alguns casos, o vocalista ou outro membro de uma banda abandona o estilo, seguindo carreira solo. No recente cenário do Visual Rock, os grupos favoritos são:: Dir en grey, D, Kagerou, Kagrra etc. Algumas das bandas mais influenciadas pelo movimento gótico são Malice Mizer, Velvet Eden e Art Marju Duchain.

Uma figura representativa no "Visual Kei" que valoriza as qualidades femininas é o trio de rock Shazna. O vocalista Izam parece uma garota. Ele é tão feminino que a maioria das pessoas pensa que ele é uma mulher. Mas Izam é heterossexual.

As bandas de Visual Kei enfatizam mais a aparência e uma filosofia do que um tipo de música, que é apenas um detalhe para a tendência social dos homens de enfeitar-se com um toque feminino.

Malice Mizer, a primeira, mais famosa e importante banda de Visual Kei, usa um conceito que eles chamam de "retro-kan". Retro refere-se ao passado e vem da palavra "retrospectiva". Kan significa sentimento em japonês.

Bandas como Fanatic Crisis, Moi dix Mois, Lareine, Wizard, Dir en grey, Pierrot, Mask, La'Cryma Christi, Gazette, Nightmare, Vidoll entre outros também fazem parte da mania Visual Kei no Japão.

Curiosidades

- Garotos adolescentes no Japão usam boa parte de suas mesadas em produtos de beleza que não estão associados com a cultura masculina de antigamente. Os jovens usam pinças para sobrancelhas, lápis, espelhinhos e outros acessórios em bolsas de maquiagens feitas para homens. As meninas japonesas admiram homens com olhos bonitos e por isso os cosméticos estão na moda. Segundo as revistas femininas japonesas, os homens que usam maquiagem, se arrumam e se pintam estão no topo da lista.

- A Shiseido Cosmetics constata que as vendas de kits de beleza para homens, incluindo produtos para o rosto, superaram suas expectativas de vendas no último ano.

- "Gothic Lolita", EGL, ou simplesmente Estilo Lolita é um adolescente ou jovem adulto japonês que se veste com roupas infantis. Nos fins de semanas as meninas andam nas ruas de Tokyo e Osaka e enchem o Parque Yoyogi e as vizinhanças de Harajuku, onde posam para fotos de turistas e passam o tempo mostrando sua beleza.

- Elas são bonitas e se vestem com roupas de seus astros favoritos de Visual Rock. Esse tipo de comportamento parece ter começado por volta de 1999 como um estilo do tipo "Alice no País das Maravilhas" e se expandiu muito. Mas não se iluda! Essas jovens não tem nada a ver com o Estilo Western americano. Elas não ouvem música country e não são góticas segundo o padrão americano ou europeu (embora existam japoneses góticos, mas eles não são predominantes). A música preferida do Estilo Lolita, que combina com o visual, é uma mistura de heavy metal com tendência ao gótico.

- Dir en Grey e Malice Mizer são as mais populares e autênticas das bandas que as Gothic Lolitas imitam. O guitarrista da banda Malice Mizer, Mana, é quem freqüentemente recebe o crédito por ter começado a moda Gothic Lolita. Algumas vezes ele usa um traje de luto Vitoriano, com vestidos muito elaborados, cabelos longos e maquilagem escura. O tempo, a energia e o dinheiro que todas essas pessoas gastam com sua aparência é realmente surpreendente!

- Há fãs homens de todas as formas de Visual Rock, mas os homens não participam do estilo Gothic Lolita. Os fãs masculinos não se interessam em parecer femininos e são as mulheres que querem ser parecidas com seus ídolos.

Um visual Vitoriano elegante com saia longa ainda é considerado Gothic Lolita. As mulheres que se vestem no Estilo Lolita fazem isso só nos fins de semana e para ir a shows. É uma forma de chamar a atenção! É interessante que as bandas de Visual Kei não exportam suas músicas. Eles fazem todo o ciclo dentro de sua própria ilha, vendem milhões de discos filmes só para japoneses.

Num show recente da banda GLAY foram reunidas aproximadamente 200 mil pessoas. Todo fã de Visual Kei tem seu pseudônimo impresso em um cartão de visita, que distribui às pessoas.

Roupas e Acessórios

A produção visual das adolescentes beira o exagero. A variedade de acessórios e complementos como chapéus, óculos, cintos, meias coloridas e estampas de animais como zebra e onça, tamanco de lacinho, flores de plástico no cabelo, imensas unhas postiças e etc. A ordem é dar vazão a todas as fantasias.

Tudo no jeito de vestir nesses adolescentes é conhecido no ocidente. Diferente é a atitude. A idéia é, simplesmente, curtir o figurino. Os cabelos, independentemente do sexo, são lisos, tingidos, arrepiados ou simplesmente uma peruca colorida e penteados das mais variadas formas. Lentes de contato, piercings, anéis, correntes, maletas e botas de couro, maquiagem branca ou exagerada, capas, terno de veludo e laço de cetim, vestimentas de bonecas e até mesmo braços enfaixados com gaze e sangue falso.

Um guarda-sol é indispensável nos dias ensolarados. Copiar as bandas não é fácil, uma vez que as fantasias das bandas mudam constantemente.

Os modelos são variados: médicos, enfermeiras, loucos, gueixas, bonecas góticas e outras criaturas transformam o espaço em um cenário de teatro. As bolsas são enormes, tipo malas, numa variedade de modelos desde bolsa de viagem até maletas retangulares (elas costumam levar suas roupas no trajeto de suas casas aos bairros de encontro; e ao chegarem nesses locais costumam se produzir em banheiros de restaurante do tipo McDonald's, Burguer King, o que tornam esses banheiros verdadeiros mini-camarins).

A explosão de criatividade e de exibicionismo dessa tribo é do “tipo Cinderela” – acaba na hora de voltar para casa. Antes de entrarem no trem, as meninas congestionam os banheiros de restaurantes para se trocar, pois o visual extravagante incomoda as pessoas mais velhas.

O Visual Kei japonês é apenas uma expressão e celebração desta fase bem-vinda do progresso social nipônico. Os jovens sabem apenas que esta tendência de modelo musical é algo que eles realmente gostam, porque é simplesmente "kakkoi” (legal). Mas uma análise mais profunda mostra que o Visual Kei é uma expressão de grandes mudanças que estão acontecendo no Japão. Os jovens não gostam mais de vestir as mesmas coisas que seus amigos porque querem ser identificados como seres únicos.

Mas a busca da individualidade limita-se ao guarda-roupa. No comportamento a velha cultura nipônica de colocar o grupo acima do individuo continua viva e atuante. Prova disso é a volta do "para-para", uma dança dos anos 80 em que todo mundo tem que fazer exatamente os mesmos movimentos sincronizados.