quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

ROSA DE VERSALHES (ROSE DE VERSAILLES,LADY OSCAR,VERSAILLES BARA)


Meu objetivo aqui é dar uma visão geral da história da Rosa de Versalhes. Minha ênfase, como não tive ainda a oportunidade de ler o mangá, será no seriado de TV. Como o mangá precedeu o anime, este último é na verdade uma adaptação. Alguns fatos e personagens presentes na obra original de Ikeda foram alterados, ou omitidos, entretanto, a essência da história é a mesma, sendo absolutamente digna da sua criadora original.

Retrato de Oscar

A série se passa nos últimos anos do Antigo Regime na França. O Antigo Regime se extendeu por toda a Idade Moderna Européia - século XVI-XVII - e foi marcado pala divisão rígida da sociedade em 3 estados - Nobreza, Clero e Povo - sendo que os direitos e deveres variavam de acordo com o lugar que o indivíduo ocupava na sociedade. Além disso, toda a vida social girava em torno da Corte, onde vivia o Rei e toda uma legião de nobre, burgueses e servidores em geral, todos regidos por uma rígida etiqueta. Pela etiqueta da Corte Francesa, por exemplo, alguém de um nível social inferior jamais deveria dirigir a palavra a alguém que estivesse acima dele, dessa forma, ninguém poderia se dirigir ao Rei ou à Rainha sem que esses o fizessem primeiro. Durante os últimos anos do Antigo Regime na França, os gastos com a Corte eram tantos que o país se endividou e boa parte da população vivia miseravelmente. Para quem não lembra ou não estudou ainda, o Antigo Regime ou Sociedade de Corte, terminou com a Revolução Francesa (1789) e a abolição dos direitos da Nobreza - Pelo menos por algum tempo, claro! - em nome dos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

A personagem principal da série, Oscar Fraçois de Jarjayes é a filha caçula de um nobre que, por só haver tido filhas mulheres, decide que sua última filha seria criada como homem. Durante parte da infância, Oscar realmente não sabe que é uma menina e tem no jovem cavalariço André Grandier, seu companheiro de brinquedos, um grande amigo. Seu primeiro grande drama é aos 14 anos quando, efetivamente, deve decidir se quer continuar sua vida como militar e homem ou abdicar de tudo para ser uma mulher. Seu pai, General de Jarjayes, pede que o rei lhe conceda o posto de Capitã dos Guardas Reais. O Rei o concederia, caso Oscar ganhasse o posto em duelo. Frente a recusa da filha, Jarjayes decide pressioná-la de todas as formas possíveis e ela, depois de refletir sobre o que seria seu futuro caso se mantivesse firme na sua decisão, termina por ceder. Assim, Oscar escolhe viver como homem, e se torna capitã da guarda da Delfina, a Princesa Maria Antonieta da Áustria.

Aliás, a princesa Maria Antonieta não se vê menos pressionada que Oscar, pois é enviada ainda aos 14 anos de seu país natal para um casamento por aliança com o príncipe herdeiro da França. A princesa teve que abdicar de seu nome, trocado por um nome francês, de qualquer pretensão ao trono de seu país e, antes de cruzar a fronteira, despir-se de qualquer coisa, jóia ou peça de roupa, que não fosse francesa, enfim, abdicar de sua própria identidade. Além disso, Maria Antonieta deveria se submeter à rígida etiqueta da Corte francesa que eram muito diferentes dos que conhecia. Mas voltemos à Oscar, por força de seu posto, passa a viver em Versalhes, em meio ao luxo, a decadência e as intrigas da Corte. Sua personalidade e aversão às torpezas que a cercam tornam sua posição quase insuportável, e, não fosse sua obediência aos desejos do pai e sua fidelidade e amizade que passa a devotar à Maria Antonieta, certamente sua carreira seria curta.

Oscar e André adolescentes

Em Versalhes, começamos a tomar contato com as diversas personagens históricas: o velho, e odiado pelo povo, rei Luís XV e sua amante Madame Du Barry, uma ex-prostituta; o tímido Delfim, futuro Luís XVI, incapaz de consumar seu casamento e produzir um herdeiro; a Imperatriz Maria Teresa da Áustria e sua preocupação com o futuro da sua filha caçula e da política de seu país; a ambiciosa Madame de Polignac que por sua influência sobre à rainha levando-a a gastos excessivos tanto dano irá causar; o Duque de Órleans, primo do rei, sempre pronto a atraiçoar o soberano e esperançoso de abocanhar o trono; Robespierre, Saint-Just e os sonhos de Revolução; Rosalie, futura carcereira de Maria Antonieta; o belo e infeliz conde sueco Fersen que cai de amores por Maria Antonieta a ponto de ligar-se a ela na tragédia que se seguirá. São tantos que a gente se perde no decorrer da história. Já as personagens fictícios, Oscar e André encabeçando a lista, são poucos, mas igualmente importantes. Para mim, agora, é praticamente impossível pegar uma enciclopédia ou um livro mais factual de História da França sem me perguntar "Por onde anda Oscar?".

A série tem um tom trágico desde o seu início. Como poderia ser diferente se Oscar não pode ser quem deseja? Ela quer ser uma mulher, tem desejos de mulher, e deve abdicar disso tudo para que possa ter uma carreira, e ainda mais, tem que ser melhor do que qualquer homem para que possa ser respeitada e ter sua posição garantida. Ao se apaixonar pelo Conde Fersen amante de Maria Antonieta, Oscar mergulha em um turbilhão de emoções que até então desprezava, mas por fidelidade a ambos, deve proteger-lhes o romance. Ao mesmo tempo, se sente impotente diante da compulsão da Rainha em gastar e favorecer gente que só pensa em viver às suas custas. Claro, que Maria Antonieta faz isso como uma forma de fugir de uma existência frustrante e sem objetivo, mas assim procedendo atrai sobre si o ódio do povo que padece as piores necessidades enquanto sua soberana se cerca de jóias e roupas caras.Fersen também sentindo-se mal com a situação, acaba indo lutar na Revolução Americana, fazendo com que a Rainha afunde ainda mais na solidão se cercando do luxo e ficando á mercê das más companhias.

A coisa se torna ainda pior com o Incidente do Colar, um golpe aplicado por uma aventureira, Jeanne de La Motte que se apresentava como a última descendente dos Valois dinastia que antecedeu a casa que reinava na França. Esse golpe que creditava à Antonieta a compra de um colar caríssimo, se torna um escândalo tão grande que leva aos extremos o ódio popular contra a soberana, sendo fartamente utilizado, apesar de não passar de uma fraude, por aqueles que tramavam contra a monarquia. E não pensem que as piores ameaças estavam fora da nobreza, pois o Duque d'Órleans, apelidado depois da Revolução de Philipe-Égalité, era o mais vil dos conspiradores, desejando não o fim da monarquia mas, sim, o trono para si.

Oscar, infeliz no amor, impotente para impedir que Maria Antonieta se lance no abismo e descobrindo que seu melhor amigo, André, a ama, decide viver "realmente como um homem" e abandona o comando da guarda real, uma tropa de elite, indo liderar uma das divisões dos guardas franceses, formados por gente do povo. Esta mudança faz com que se depare, pela primeira vez, com o desprezo e a insubordinação dos soldados que olham para ela e vêem somente uma mulher. Oscar é obrigada a se impor às tropas se masculinizando cada vez mais, nesse processo de radicalização descobre que está tuberculosa, ao mesmo tempo, toma real conhecimento da dura condição de vida do povo, testemunhando o início da Revolução Francesa e tem que tomar posição ... Ficar do lado da Nobreza, sua classe, que tão mal tem feito ao povo e à nação, ou aliar-se aos revolucionários e lutar pelo que realmente acredita?

Oscar faz sua escolha e ao lado de André ... Ah, acabei esquecendo dele! André, companheiro de infância de Oscar e amigo por toda a vida, está ao seu lado sempre e, com o tempo, descobre que está apaixonado por ela! Ele também se angustia por vê-la sofrer com um amor impossível e por causa das escolhas que Oscar é obrigada a fazer. Além disso, por ser plebeu ele está impedido sequer de sonhar com a realização do amor dos dois. A situação de miséria em que vive o povo francês o revolta, mas suas obrigações para com Oscar e sua família, a princípio o impede de agir. O sofrimento maior de André, entretanto é saber que está ficando cego de ambos os olhos. Sim, em um dos episódios da série, André estava ferido e precisava descansar para se recuperar de um ferimento em um dos olhos mas como Oscar corria perigo, ele simplesmente põe seu bem estar de lado e corre para salvá-la, sendo que o esforço compromete de uma vez sua visão. Oscar e Maria AntonietaNo entanto, ao final da série, sua fidelidade é recompensada pelo amor de Oscar e sua decisão de lutar pela Revolução ao seu lado.

A série acompanha com bastante fidelidade o início da Revolução Francesa e termina depois da morte das protagonistas ... Sim, André e Oscar morrem. Cada qual a seu tempo, lutando pela Revolução. E a morte deles não é em vão, pois a Revolução se torna realidade. O tom do final da série é bem triste, entretanto, acompanhando até o fim o drama de Maria Antonieta e sua decapitação. A última seqüência é bem interessante, porque traz uma reflexão, 5 anos depois, sobre a Revolução Francesa e seus rumos tão diferentes dos sonhados por André e Oscar ... "Ainda bem que eles não estão aqui para ver isso!" é a fala de uma das personagens ... Tenho que concordar com eles.

Essa série fala de amizade, honra, devoção, liberdade, tantas coisas que mal dá para enumerar ... Tem sequências memoráveis, como a morte da protagonista, os discursos de Robespierre, o reencontro de Fersen e Maria Antonieta, a cena na qual André descreve cego o retrato de Oscar e ela chora sabendo que ele está inventando, pois está cego, a bela e única noite de amor dos dois ... Tanta coisa! Eu recomendo, sinceramente!

Acima de tudo, é preciso dizer, A Rosa de Versalhes fala, mesmo que usando o século XVIII, da luta das mulheres para se inserirem no mercado de trabalho. E triste é constatar que pouca coisa mudou dos anos 70 para cá! Quantas mulheres ainda vivem oprimidas e têm que esquecer que são mulheres e ser duas ou três vezes mais competentes para serem reconhecidas como profissionais? Qual a outra opção? Submeter-se a uma dupla ou tripla jornada de trabalho, ou viver na corda bamba, conciliando o que muita gente acha inconciliável: o lar, uma vida amorosa e uma carreira bem sucedida. Com certeza, é preciso refletir sobre isso ...