quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

* COSTUMES JAPONESES...¬¬ (não é anime)



1) No Japão, na entrada de TODA casa tem um degrauzinho, que é onde voce tira seus sapatos para entrar. E a sapateira, fica ao lado da porta. Junto ao sapatos, tem também um lugar para seus chinelinhos ou pantufas, para serem usados exclusivamente dentro de casa.
2) Se voce for na varanda, tem outro tipo de sandalinha lá fora. Tudo para não mandar a sujeira de fora para dentro.
3) Para entrar no banheiro, mais uma diferenciada. De preferencia de borracha, escrita “toilet” .
4) Os sapatos na entrada da sua casa devem ser sempre apontados para a porta, para facilitar a sua saída.
5) Os japoneses são agilíssimos para calçarem sapatos. Assim como para tirá-los.
6) Ao experimentar roupa numa loja, vc entra também dentro da cabine sem sapatos. E a vendedora vai lá arrumar seus sapatos para que voce os calce imediatamente assim que sair.
7) Na academia de ginástica também. Toda com carpete, lá vc calça o tenis que deve ser novo e usado apenas para aquele fim (exigencia no contrato).
8) Em toda clínica médica voce deve deixar seus sapatos na entrada, e calçar os chinelos oferecidos por eles.
9) Se voce der uma festa e não tiver chinelinhos suficientes para todos os convidados, peça para eles trazerem. Melhor do que passar frio no pé ou sujar as meias com aqueles salgadinhos que ficam grudados no chão, ou melar o pé com a cerveja derramada.
10) Meias furadas é a maior furada!
11) Na Universidade, os funcionários e alguns professores usam roupas formais. Ternos, gravatas; saias, taillers. Tudo muito formal. No departamento pessoal se vê muitos funcionários com seus ternos e gravatas. Mas quandose olha para os pés, lá estão as indefectíveis pantufas. Imagine a cena: terno e gravata e pantufas! Eu particularmente acho muito engraçado e fico imaginando esse tipo de coisa no Brasil. Impossível. No Japão, super natural. Vocêpode até pegar elevador com professor que vai dar aulas com os seus confortáveis chinelinhos.
12) Se voce entrar na sala de todos os professores, com certeza irão encontrá-las. (você tem que ter um pár pra você também se não fica descalço né?^^).
13) Na sala de aula, os alunos tem o costume de tirar os sapatos.(imagina no verão que beleza heim?rsrs...)